terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Amigo é coisa pra se guardar...

"Debaixo de sete chaves, dentro do coração...."















Hoje eu vim decidida a falar sobre o filme do Rei Arthur que assisti. Estava super empolgada! Mas qual não foi a minha surpresa ao ver que já tenho uma amiga no meu blog!!!! E que amiga!!!!

Você deve estar se perguntando: "E daí? É só UMA! Uma única pessoa, que diferença isso faz?". Sim, faz muita diferença. Pelo menos para mim. Primeiro porque é uma pessoa que gosto muito. Segundo porque não importa se é uma ou duas ou vinte. É uma amiga. E cada amiga minha (ou amigo) é especial!

Eu sempre disse que amigos são os irmãos que nós escolhemos. Uma família que temos a chance de conhecer ao longo de nossa vida. Não importa o tempo ou a distância que nos separe, amigos verdadeiros sempre estão lá quando precisamos. Seja para chorar ou rir, desabafar ou brincar nos dar bronca ou conselhos. Eles sempre estão lá. 
Então hoje, por causa dessa ÚNICA amiga no blog, resolvi fazer uma homenagem à vocês, MEUS AMIGOS!




"Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir a voz que vem do coração"

Tem aquelas amigas que fazem parte da minha vida há mais de 20 anos... Amigas com quem estudei e matei aula; que dormi na casa delas ou elas na minha; dividi segredos, viajei, fui ao cinema, festas, enterros... Amigas com quem escrevi minha história. Amigas-irmãs. Amigas que, apesar dos caminhos diferentes que seguimos, permanecem na minha vida. Mesmo depois de 20 anos... Uma casou e mudou. A outra tem uma filha que mais parece irmã. Mas continuam sendo minhas amigas. E agradeço a Deus por isso. 

Tem aquelas amigas de mais de 10 anos. Amigas que estiveram ao meu lado em momentos difíceis, em momentos que me senti sozinha. Mas elas estavam lá. Para me lembrar que eu não estava, que eu tinha amigos. Amigas que viram meus filhos crescerem e se tornaram parte da minha família. Essas também são minhas amigas-irmãs. A mais nova foi embora para o Japão. A do meio também casou e mudou. E a outra, bem... A outra é um presente de Deus. E mesmo com a distância que nos separa, eu sei que posso chamá-las de amigas. E agradeço a Deus por isso também.

Tem os amigos de mais de cinco anos. Aqueles que chegaram na minha vida no meu momento de maior triunfo. E deles também! Eu fui muito abençoada por Deus porque quando entrei na faculdade tive a sorte de encontrar não amigos, mas uma verdadeira família! Logo no primeiro dia formamos um grupo que nunca mais se separou. Nunca imaginei que isso aconteceria na faculdade, mas aconteceu. Conheci amigos muito especiais com quem passei cinco anos maravilhosos da minha vida!!!! Amigos que apesar da correria da vida adulta (pois é, tivemos que nos tornar adultos...), continuam sendo os mesmos amigos de sempre. Uns casaram, outros tiveram filho, todos construíram uma vida, mas ainda estão lá. Meus amigos. Meus irmãos. Minha família. E eu amo cada um deles! Cada um com seu jeitinho. Cada um com suas manias. Cada um com suas chatices. Mas quem disse que não são os amigos perfeitos? E eu agradeço todos os dias por ter cada um deles na minha vida!!!!!
PS: Essa é a galera que deu início aos mulambos. Depois outros foram chegando. Mas não são menos especiais por isso!

Tem os amigos de pouco mais de um ano. Os amigos da pós... Mais uma vez a vida me deu um grande presente! Mais uma vez encontrei um grupo maravilhoso onde eu menos esperava! Em um lugar onde você espera que vai encontrar concorrentes profissionais eu encontrei outra família. Amigos maravilhosos que não tem medo de ajudar uns aos outros. Amigos que sabem que tem lugar para todo mundo no mercado e se não tiver... Nós criamos!!! Amigos que mesmo durante as férias, quando a maioria quer distância de estudo ou qualquer coisa que lembre estudo, lá estão eles: no email, no facebook, msn, Skype, telefone. Na sua casa se você quiser, precisar, convidar. Porque eles são amigos. São os meus amigos. E agradeço muito por ter conhecido cada um deles! Mesmo aqueles com quem tenho menos contato... 

Tem também os amigos virtuais. Amigos que entraram na minha vida através de um interesse em comum ou por causa de outro amigo. Esses não são menos importantes. Alguns acabam me conhecendo mais que os amigos reais porque nos falamos quase que diariamente. A distância não impede uma amizade de acontecer, apenas precisamos fazer com que essa amizade saia do mundo virtual.

Claro que existem outros amigos. Mas todo mundo tem seu(s) amigo(s) preferido(s). Esses de quem falei entraram na minha vida em momentos marcantes. Momentos de alegria ou tristeza. Momentos de vitória ou derrota. Mas o que importa de verdade é que eles entraram e ficaram. 

E tem os amigos mais novos... Um é mais novo em todos os sentidos. Só tem 15 anos. Mas é um grande amigo. Felizmente gosta de rock (e não de funk, thank God!!!!) e estamos esperando o Iron Maiden voltar ao Brasil para irmos ao show. Adoro conversar com ele. É um grande garoto e um grande amigo. E o outro... Bem... O outro é o meu amor. Meu grande amigo. Meu amigo-amor ou meu amor-amigo. Enfim, você entendeu... 

E é para os meus amigos que hoje eu digo:

OBRIGADA POR VOCÊS EXISTIREM!!!!!!


PARA VOCÊ, COM CARINHO.

"Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.
A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.
E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!
Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências ...
A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar. Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos. Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure. E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida. Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo!
Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles. E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.
Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles. Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer ...
 Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!
 A gente não faz amigos, reconhece-os."
 (Vinícius de Moraes)

5 comentários:

  1. Eu também adoro conversar contigo !! E juntos estaremos no Iron !! Up the Irons !!! Voce é minha amigona mesmo, realmente é muito bom ter amigos assim, que apesar de pouco tempo, de acabarmos de nos conhecer, ja nos damos muitooo bem !!! Te adoro muito !!!!!
    Beijao.

    ResponderExcluir
  2. É, minha amiga, acho que conseguimos nos reconhecer como amigas, apesar do contato exclusivamente virtual de agora.
    Precisamos dar um jeito nisso!

    ResponderExcluir
  3. Fico muito feliz por ter amigos como vocês dois. Obrigada pelo carinho de sempre!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Uai sô...Minhas saudades são imensas,ainda estou fora de circulação,mais em breve estou voltando...Bjosss te amo muito amiga,lembro de vc todo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que surpresa maravilhosa!!!!!
      Também lembro de você todos os dias com muita saudade... Espero que esteja bem.
      Te amo também!!! Beijos

      Excluir