quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Depressão: O Mal do Século




















Pois é, o assunto hoje é sério.

Não é fácil assumir que temos um problema ou uma doença. Principalmente uma doença considerada por muitos como frescura. Mas não é. Depressão é coisa séria. E hoje eu confirmei o que tanto temia.

Mas o que leva uma pessoa a ter depressão? Não sei, depende de cada um. Sei o que aconteceu comigo, por anos a fio. Sim, porque eu não acordei um belo dia e pronto! Lá estava ela! Depressão não é uma doença contagiosa, não pegamos no ar ou através da picada de um mosquito. Depressão é uma doença silenciosa, que chega de mansinho e vai ficando. E com o tempo vai aumentando. E graças ao preconceito de algumas pessoas muitas vezes a depressão é vista como doença de gente rica, de quem não tem o que fazer. E só nos damos conta de que ela está lá quando a situação fica feia... Mas volto  a dizer, depressão é coisa séria e precisa ser tratada.

Encontrei uma explicação bem legal em um site:
"É uma doença física como outra qualquer, só que desorganiza as reações emocionais.
A depressão é muito complexa e difícil de ser diagnosticada, pois um dos seus principais sintomas pode ser confundido com tristeza, apatia, preguiça, irresponsabilidade e em casos crônicos como fraqueza ou falha de caráter. 
É muito comum ouvir as pessoas dizerem que estão “deprês” ou deprimidas, quando apenas estão chateadas, estressadas ou porque se desentenderam com alguém. (...)

Na realidade este desânimo perante a vida não é falta de atitude e sim um mau funcionamento cerebral. Porque embora muitas pessoas achem que depressão é frescura, ela é uma doença, um desequilíbrio bioquímico dos neurotransmissores (mensageiros químicos do impulso nervoso) responsáveis pelo controle do estado de humor."




Em outro site fala sobre os possíveis sintomas da depressão:
"Os sintomas da depressão são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjôos. Contudo para se fazer o diagnóstico é necessário um grupo de sintomas centrais:
  • Perda de energia ou interesse
  • Humor deprimido
  • Dificuldade de concentração
  • Alterações do apetite e do sono
  • Lentificação das atividades físicas e mentais
  • Sentimento de pesar ou fracasso
Os sintomas corporais mais comuns são sensação de desconforto no batimento cardíaco, constipação, dores de cabeça, dificuldades digestivas. Períodos de melhoria e piora são comuns, o que cria a falsa impressão de que se está melhorando sozinho quando durante alguns dias o paciente sente-se bem. Geralmente tudo se passa gradualmente, não necessariamente com todos os sintomas simultâneos, aliás, é difícil ver todos os sintomas juntos. Até que se faça o diagnóstico praticamente todas as pessoas possuem explicações para o que está acontecendo com elas, julgando sempre ser um problema passageiro."

Pois é, eu ando me sentindo assim... Mas tenho certeza de que agora que comecei o tratamento logo estarei me sentindo bem o suficiente para olhar o mundo a minha volta e dizer:

OBRIGADA POR EU EXISTIR!!!!!!!!!!

PS: O texto hoje está curtinho porque não estou mais conseguindo pensar direito... Acho que deve ser o remédio começando a fazer efeito... Agradeço a compreensão de vocês, meus amigos.

2 comentários:

  1. Eu tenho , queria morrer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu entendo perfeitamente o que sente, já tive essa sensação de querer morrer várias vezes, mas felizmente percebi que a morte não é solução para nada. Não sei se você faz tratamento, mas caso não faça, aconselho a procurar um psiquiatra e começar a tomar os medicamentos. Acredite em mim, ajuda muito! Mas não pare de tomar os remédios quando começar a se sentir bem, eu fiz isso e foi uma péssima decisão! A depressão voltou ainda pior...
      Converse com sua família, seus amigos, procure um médico. A depressão pode sertratada e controlada. E depois me conte como está se sentindo. E se precisar, estou por aqui.

      Excluir