quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A Grande Família

"Família! Família!
Papai, mamãe, titia.."













Qual o significado de família?
"Conjunto de pessoas com relação de parentesco que vivem juntasagregado familiar"
"Núcleo de convivência, unido por laços afetivos, que costuma compartilhar o mesmo teto"
"Grupo social fundamental na sociedade, constituído basicamente de um homem e uma mulher e seus descendentes"
"Todas as pessoas do mesmo sangue, como filhos, irmãos, sobrinhos etc."





Aff!!! Fala sério!!! Família não é nada disso! Família é simplesmente o maior presente que alguém pode receber! E eu tenho um presentão!
Se você considerar a família de sangue, eu tenho minha mãe e meu pai, uma avó (a outra faleceu há cerca de 10 anos e vovô se foi ano passado), uma irmã, dois filhos, dois sobrinhos, quatro tios (dois já se foram), doze primos de primeiro grau e incontáveis outros primos e tios. E quer saber? Eu ADORO cada um deles!!!!


Meu pai é um cara super bacana. Adora jogar vídeo game, ver televisão e dormir. Já está aposentado, então tem tempo de sobra para fazer tudo isso. E adora pão!!!!! Lembro que quando eu era criança eu adorava comer o miolo do pão e tinha sorte porque meu pai não gostava (aliás, não come até hoje). Então quando íamos lanchar eu sempre sentava ao lado dele para catar os miolos que ele tirava do pão... Hoje em dia minha mãe não deixa mais eu fazer isso... Diz que engorda... Mas eu faço assim mesmo!!!!!!
Meu pai também costumava me levar no Maracanã. Um português flamenguista. Sorte minha, né? Também costumava me levar para trabalhar com ele. Eu adorava!!! Principalmente se fosse para ir assistir um jogo do Flamengo depois. Ah! E pescar. Ele gostava. Mas ficava com raiva que eu e minha irmã pegávamos os peixinhos do balde e jogávamos de volta no mar... rsrs


Minha mãe é a melhor mãe do mundo! Tem que ser, para me aguentar... Claro que como toda mãe tem horas que ela é muito chata (eu também sou!), mas na verdade não é que ela seja chata, eu é que dou trabalho... Mas é meu papel, afinal, sou filha dela! Eu sempre fui agarrada na barra da saia da minha mãe, coitada... Nem saia de casa sozinha. E ela sempre foi mãezona. E é minha melhor amiga, mesmo que ainda puxe minha orelha...
Ela adora inventar moda! Vive mudando os móveis de lugar e tem muita criatividade. Uma hora está pintando alguma coisa, outra está bordando, depois costurando... E quando vamos ver, já está tudo diferente de novo! Uma das melhores coisas que minha mãe sabe fazer cozinhar. E ela gosta. Adoro a comida dela. De vez em quando ela liga me convidando para almoçar... Lógico que não perco a chance, né? E os pães e bolos que ela faz? Caracóis de queijo, pão trançado, bolinho inglês, bolo de chocolate... Delícia!!!!!!


Minha avó é uma fofa!!!!! É minha segunda mãe. E minha madrinha também. Adora jogar buraco!!! E adora uma farra. Sempre foi uma pessoa muito alegre. Tem uma energia de dar inveja! Sempre digo que quando crescer quero ser como ela. É uma ótima cozinheira, mas as especialidades dela são as empadinhas e os cajuzinhos... Humm... Esse é sempre meu presente de aniversário. Também é uma ótima costureira. Sempre fazia roupinhas para minhas bonecas... Até um vestido de noiva ela fez!!!
Quando eu era criança passava boa parte do meu tempo na casa dela. Adorava!!!! Lá tem um terraço onde costumávamos tomar banho de mangueira e escorregar... E ela sempre entrava na brincadeira! As melhores festas sempre foram lá. Era o point da família. Saudade desse tempo...


Meu avô era o melhor do mundo!!!!! Velho teimoso e turrão, taurino como eu, mas era a minha grande paixão. E que homem bonito!!!!! Tinha um bigode que durou quase que a minha vida toda. Há uns dois anos que resolveu tirar, dizia que estava dando trabalho para cuidar... Tomei um susto!!!! Nunca tinha visto meu avô sem bigode em mais de 30 anos. E o cabelo? Sempre arrumadinho, impecável. Ele ficava danado que quando eu chegava bagunçava o cabelo dele todo... Nem preciso dizer que ele era meu padrinho, né?
Ele gostava muito de trabalhar com madeira. Fazia cada coisa linda! Quando eu era criança ele fez um jogo de móveis de boneca para mim e outro para minha irmã. Tinha armário, cômoda, uma banqueta e cama. E tudo ficava guardado dentro de um baú lindo! Ele também fez um berço para minhas bonecas... Outra coisa que ele gostava muito era de chupar laranja... E eu também! Sentava do lado dele e me lambuzava. O problema era a dor de barriga depois!!! Saudades dele...



Minha irmã, bem... Minha irmã era um modelo a ser seguido. Sempre admirei muito a beleza e o jeito dela. Quando pequena eu dizia que queria ser igual à ela quando crescesse. Minha irmã sempre foi muito inteligente. E bonita. Eu ficava feliz da vida quando as pessoas diziam que eu parecia com ela, embora eu não concorde com isso... Ela também sempre teve mais juízo que eu. Mas adorava implicar comigo... Coisa de irmã mais velha, eu acho.
Quando éramos crianças ela dizia que se eu não cuidasse bem do meu ursinho Angeloso (aquele ursinho carinhoso que tinha asinha) o pai dele ia entrar pela janela quando eu estivesse dormindo e levaria ele embora, voando. E eu, muito boba, acreditava!!!!!!!! Nem gostava de dormir com a janela aberta com medo... Só eu mesmo... Mas apesar de me enganar desse jeito, ela sempre foi o que eu queria ser. E ainda acho que ela é um modelo a ser seguido.


Meus filhos eu costumo dizer que são a Bela e a Fera. Ela é um docinho (azedo!), linda e fofa. Malcriada que só! Mas cheia de charme e delicadeza. Ele é um ogro. Chato  e teimoso (é taurino também...). Mas é gentil e educado. Os dois me enlouquecem, cada um a sua maneira. Mas os dois também me divertem. Dois adolescentes que não tem um pingo de juízo. Duas crianças que se acham adultos. Dois amores da minha vida.
Minha filha é a criança mais feliz que já conheci. Já passou por várias provações na vida mas nunca deixou de sorrir. Chegou no momento mais inesperado possível, mas chegou para fazer de mim uma pessoa melhor. Costumo dizer que ela é o anjo que Deus mandou para minha vida. É super vaidosa. Adora usar batom, pintar unha, usar vestido. E adora ir no mercado! Se deixar vai todo dia. Gosta muito de conversar também. Como fala!!!! É uma verdadeira princesa!
Meu filho me enlouquece!!! Perdi as contas de quantas vezes caiu e se machucou. Já tomou ponto na cabeça, quase perdeu um dedo, quebrou o braço... Não para quieto um minuto!!!!  E é bonito!!!! Vaidoso como a irmã. Se deixar toma banho de perfume e creme. Mas tem que ser assim, né? Afinal, está na idade de impressionar as meninas... Sempre digo que ele é meu braço direito e esquerdo. Apesar de todo trabalho sempre me ajudou muito. Uma verdadeira fera!!!!!





E tem meus sobrinhos. Tico e Teco. Duas figuras!!!!!! São super inteligentes e engraçados! Falam cada uma... Infelizmente quase não nos vemos, mas quando estamos juntos é só diversão!!!!! Sou daquelas tias que gosta de se jogar no chão, rolar e curtir. Afinal, tenho que aproveitar o tempo em que estou com eles, senão depois crescem e nem vão saber quem sou. Quando ligo eles sempre perguntam: "Tia Raquel, quando você vem na minha casa brincar?" Isso é bom sinal, né?





Tinha a minha outra avô. Uma portuguesa, bordadeira de mão cheia! Era linda!!!! Tinha cabelos de algodão, branquinhos e macios. Sempre admirei muito a força dela. Era lúcida e independente, com quase 90 anos. Era na casa dela que a família (por parte de pai) se reunia. Teve sete filhos e quatorze netos, imagina a festa! Mas infelizmente ela se foi... E a família se dispersou... Agora tenho tios e primos espalhados pelo Rio, Minas, Brasília, Bahia, São Paulo, Inglaterra, EUA... O bom é que se eu quiser viajar posso escolher para onde ir, mas sinto falta deles... Ficamos anos sem nos ver, e isso não é bom...





Por parte de mãe tenho vários primos e tias de segundo grau (minha mãe é filha única...). E essa galera vira e mexe se reúne. E aí a festa está formada! Mesmo que não seja... Até enterro vira festa! E vou falar, que família bonita que eu tenho!!!! Tanto por parte de pai quanto de mãe... Não tem ninguém feio. Ou chato. Eu tenho uma família perfeita. E eu amo a minha família. E mesmo que estejam cada um em um canto, estão todos no meu coração. E assim, estão todos sempre juntos.




E é para minha família que hoje eu digo:
OBRIGADA POR VOCÊS EXISTIREM!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário